Dizem por aí que a comida mineira é uma das melhores do Brasil… bom, eu sou suspeita pra falar. Como uma boa mineira que sou, claro que vou defender as gostosuras da minha terra. ha ha ha
Geralmente o frango com quiabo é um prato que comemos mais no final de semana, porém não é uma regra. Como é um prato forte e substancioso, é mais provável fazer aos finais de semana pelo fato de poder “descansar” depois de comer.
A origem do quiabo (cujo nome científico é Abelmoschus esculentum) é africana. Provavelmente surgiu entre a Etiópia e o Egito, porém também é muito consumido no Sudão, Nigéria, Mali, Guiné-Bissau e Burkina Faso.
Fruto do quiabeiro, também é conhecido como quingombô, gombô, quibombó, quigombó e quingobó.
Com o tráfego de escravos para a América houve também uma espécie de intercâmbio cultural entre os continentes. Os escravos que eram trazidos para trabalhar nas plantações, e futuramente nas minerações, trouxeram consigo várias espécies de plantas e animais para o Brasil, e entre esses alimentos estava o quiabo.
“A população negra que vivia no Brasil plantou inúmeros vegetais que logo se tornaram populares, tais como: quiabo, caruru, inhame, erva-doce, gengibre, açafrão, gergelim, amendoim africano e melancia, entre outros. Os negros trouxeram para o país a pimenta africana, cujo nome localizava a origem, Malagueta”[1].
Assim como outras culinárias do país, a culinária mineira foi bastante influenciada pela cultura africana, indígena e portuguesa.
Em Minas Gerais o quiabo está presente desde o início da ocupação da região, com a descoberta do ouro e dos diamantes e era preparado junto com carnes ou misturado no angu.
Quando os portugueses chegaram com as galinhas e os porcos, surgiu então o quiabo com galinha e a costelinha com quiabo, que sempre tinha como acompanhamento o angu.
Então, ao experimentar ou fazer um bom frango com quiabo (e angu), você não apenas vai estar honrando uma tradição de Minas Gerais, mas também preservando o um patrimônio cultural.
Uma curiosidade: O quiabo era usado como produto de beleza por Cleópatra, rainha do Egito.
Receita (uma das várias existentes…)
INGREDIENTES
- 1 quilo de quiabo
- 1 frango inteiro, cortado em pedaços
- 5 dentes de alho amassados
- 1 cebola grande bem pitadinha
- 1 xícara (chá) de óleo
- 1 colher (sobremesa) de colorau
- pimenta a gosto
- sal a gosto
- cheiro verde a gosto
MODO DE FAZER
- Tempere o frango com o alho amassados, sal, pimenta e colorau.
- Se desejar, acrescente uma colher (sopa) de vinagre.
- Deixe marinar na geladeira por aproximadamente, 30 minutos.
PREPARANDO O QUIABO:
- lave o quiabo e seque com um pano, deixando-o bem sequinho.
- Pique em rodelinhas finas.
- Em uma panela, aqueça uma xícara de óleo.
- Acrescente o quiabo picado e deixe refogar até que não tenha mais nenhuma baba. tenha paciência, porque a baba sai! este processo leva cerca de 20 minutos.
- Mexa de vez em quando, com cuidado para o quiabo não desmanchar.
- Quando estiver sem baba, desligue o fogo, espere amornar e coe, para retirar o óleo.
- Reserve somente o quiabo.
PREPARANDO O FRANGO:
- Em uma panela, aqueça duas colheres (sopa) de óleo e doure muito bem a cebola, como se estivesse queimando (isso fará com que solte um corante natural no frango).
- Junte o frango e deixe -o fritar muito bem.
- Quando estiver bastante dourado, junte três xícaras de água fervente, ou um tanto que quase cubra o frango.
- Corrija o sal, se necessário, e deixe cozinhar em fogo médio, com a panela semi-tampada por mais ou menos 20 minutos, ou até que o frango esteja bem macio.
- Junte o quiabo reservado e deixe apurar até que fique encorpado.
- Se estiver com muito caldo, aumente o fogo e deixe secar um pouco mais.
- Verifique se está bom de sal.
- Por último, junte o cheiro-verde.
- Sirva com arroz e feijão fresquinhos e angu (ou polenta sem molho).
OUTRAS FONTES CONSULTADAS
A ORIGEM da Culinária Mineira: 300 anos de receitas bem guardadas. Disponível em: http://zip.net/bjtqWy
https://www.tudogostoso.com.br/receita/4947-frango-com-quiabo-mineiro.html
Hello there! This is my first comment here so I just wanted to give a quick shout out and tell you I genuinely enjoy reading your posts. Can you suggest any other blogs/websites/forums that cover the same topics? Thank you!